DICAS PARA INSONIA    




A insónia é a mais comum desordem do sono na Europa e Estados Unidos e igualmente a mais incompreendida.
Siga estes conselhos e vai com certeza dormir melhor.
· Não se deite sem sono.
Ler, ver televisão, é preferível a andar as voltas na cama sem conseguir dormir. Se estiver na cama deitado, mesmo que não durma o seu corpo consegue descansar.
· Não durma de dia nem faça "sestas".
· Evite o barulho.
Use tampões nos ouvidos (estão à venda na farmácia). Por vezes a insônia é provocada por pequenos ruídos, muitas vezes nem o próprio se apercebe o quanto incomodativo é o barulho.
· Não tome medicamentos para dormir a meio da noite.
Se vai tomar tome antes de deitar.
· Arranje uma cama confortável.
· Não beba álcool e corte a cafeína.
· Mantenha um horário fixo.
Talvez a mais importante medida para uma pessoa com insônia são regras e horários bem definido. Mantenha um horário certo de deitar e levantar, mesmo aos fins-de-semana. Levanta-se sempre a mesmo hora, mesmo que não consiga dormir uma noite, levanta-se a hora normal, e as chances de ter uma boa noite de sono aumentam.
· Relaxe com um banho quente.
2 horas antes de deitar tome um banho de emersão bem quente durante pelo menos 20 minutos.
· Beba um copo de leite bem quente.
· Vá somente para a cama para dormir.
90% das pessoas com insônia simplesmente passam tempo demais na cama. Se passa habitualmente 10 horas na cama e somente necessita de 7, experimente durante 1 semana