A IMPORTÂNCIA DOS BRINQUEDOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Toda criança tem necessidade de
brincar, isto é uma característica da infância. A função do brincar não
está no brinquedo, no material usado, mas sim na atitude subjetiva que a criança
demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida. Essa vivência é
carregada de prazer e satisfação. É a falta desse prazer ou dessa
satisfação que pode acarretar na criança alguns distúrbios de comportamento.
Em cada etapa evolutiva da criança, o brincar vai se modificando, mas é
essencial que ela tenha oportunidade de explorar todas as fases do brincar.
A importância do brinquedo é a da
exploração e do aprendizado concreto do mundo exterior, utilizando e
estimulando os órgãos dos sentidos, a função sensorial, a função motora e
a emocional. A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado
intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e
vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia.
A criatividade pode ser estimulada com
objetos simples onde a criança tem oportunidade de criar, inventar novas funções
e utilidades desses objetos. Pedaços de papel, pano, caixas vazias, canudos,
palitos, barbante, cola, lápis, etc., são objetos ricos para a criança poder
externar sua capacidade de criação, de construção. Deve-se evitar brinquedos
muito estruturados, sofisticados que só podem representar aquilo a que se
destinam.
Os brinquedos mais adequados de acordo com as
idades são:
De 0 a 2 anos: Explorar a percepção visual,
através de móbiles grandes e coloridos ao alcance da criança (pendurados no
berço). Objetos que produzem sons ao serem manipulados, com isso a percepção
auditiva é estimulada.
Objetos de encaixe a partir de 1 ano. Nessa fase
a criança sente satisfação em colocar e tirar objetos de dentro de caixas,
isso estimula a coordenação óculo-manual.
A
partir dessa fase é muito importante a brincadeira de esconde-esconde (objetos,
rosto, corpo etc. essa brincadeira possibilita descobrir, com a criança, como
ela está elaborando o processo de separação (ansiedade, querer achar logo),
é importante para perceber como ela suporta a ausência.
A
brincadeira de esconde-esconde, desenvolvida mais tarde, aguça também a
inteligência da criança, ela vai adquirindo noções de espaço, tamanho,
distancia etc.
De 2 a 4 anos: Nessa fase os brinquedos passam
a ter funções mais específicas, dando oportunidade para a criança
vivenciar, através dos brinquedos, a sua vida diária, suas necessidades básicas,
então panelinhas, bonecos, carrinhos, casinhas, posto de gasolina, são ideais
nessa fase, a bola, a partir desse momento, expressa noções de distancia, espaço
equilíbrio.
A
partir dessa idade a criança passa a mostrar em suas brincadeiras a vontade, o
propósito de fazer algo definido, existe grande motivação e prazer em
concretizar sua meta.
De 4 a 6 anos: Nessa fase ela já se interessa por jogos, com regras que podem explorar o raciocínio, o mental, e o emocional, (o ganhar ou perder na brincadeira). Nessa fase ela tem a possibilidade de trabalhar com a frustração, aspecto fundamental para o equilíbrio da personalidade.
De 8 a 10 anos: A criança adora confeccionar objetos que lhe agradam, percebe o meio ambiente ilimitado, já corresponde à relação do mundo externo com o interno. Gosta de colecionar. É a fase dos jogos comunitários (pega-pega, esconde-esconde, futebol), jogos mais elaborados, quebra-cabeças são bem vindos.
De 10 anos em diante: Nessa fase o vídeo game
é extremamente adorado pela criança, que deve usá-lo com moderação. É
interessante joga-lo sempre com outra pessoa, possibilitando assim o
entendimento da competição, cooperação e elaboração da frustração.
Um
cuidado a ser lembrado é que a criança não deve ser incentivada ao
consumismo, ela quer esse ou aquele brinquedo. Normalmente a criança escolhe o
brinquedo que se identifica com os valores do grupo e nesse momento o dialogo é
fundamental.
Os pais devem sempre estar atentos à faixa etária
antes da compra do brinquedo, procurando adequá-lo à idade e ao nível de
maturidade emocional do filho.
Quando
a criança é privada da necessidade de brincar, vários distúrbios podem
aparecer no seu comportamento: Problemas de sono, irritabilidade excessiva,
agressividade, dificuldades de relacionamento em geral. Em cada fase do
desenvolvimento o brincar tem funções diferentes, mas o não brincar trará
sempre conseqüências negativas.
Propicie a seu filho uma infância saudável.
Lembre-se ele deve ter tempo para brincar, a infância é muito curta, portanto
deixe-o curti-la.
Texto elaborado por Margarete Bueno
Moscovo